terça-feira, 7 de outubro de 2014

DENEB na REAL REGATA CANOAS 2014 da PRAIA de PEDROUÇOS à MOITA

REAL REGATA CANOAS 2014 da PRAIA DE PEDROUÇOS À MOITA
A História desse dia fez-se de muita alegria, prazer e emoção.
A tripulação era composta por José Louro da Costa, Luís Lamas e Tomás Lamas.
Dado que o nascer do sol era às 07,35 h e como a distancia entre a marina e a praia de Pedrouços é muita, resolvemos pedir uma boleia, ao barco Varino da C.M..F.Xira, o que muito agradecemos ao seu arrais Luís Godinho, que teve a amabilidade de nos rebocar.

A viagem durou 90 minutos a grande velocidade, e quando chegamos ao local de partida, já tinha sido dado o tiro de largada que foi às 09,00h.

Em Alta Velocidade e Já à Frente dos Demais Participantes
Na altura da partida o vento era ZERO, "todos os barcos andavam a apanhar bonés", e a corrente estava a levar-nos para montante e atirar contra o forte, aí houve a necessidade de usar remos, gingar para fugir à corrente.
Antes de começar a andar, já havia muitos barcos que tinham passado, a ponte 25 de Abril, outros que estavam junto a nós, mas decidimos tentar chegar mais ao meio do rio para apanhar a corrente. O vento começou a sentir-se, e aí apareceu o DENEB, a fazer a sua bolina, com a sua velocidade a crescer, passamos todos os barcos em regata em alta velocidade, e esta uma bolina radical com o Tomás ao leme, eu e o Luís a fazer prancha para poder equilibrar o barco.
O Tomás grita! Não dá para aguentar mais.

Começamos a ver todos os barcos a retirarem velas, ou a diminuírem a sua área de vela, nós fizemos o mesmo, mas mesmo assim era impossível continuar, foi aqui e em frente a Xabregas e junto à bóia, que decidimos desistir. O restante percurso era muito falso e perigoso, dada a orientação do vento e às rajadas que chegavam aos 32 nós, e para chegar à Moita tinha de ser com vento de popa.
Decisão tomada e correcta, porque poderíamos ter os problemas como outras duas canoas tiveram onde partiram dois mastros.
Demos corda ao meu "paciente Inglês" o British Seagull, com os seus 45 anos, subia e descia as ondas do mar da palha, o velho motor trabalhava fora de água e dentro de água fazendo o seu rugido de luta, mas venceu e chegamos em segurança à Marina do Parque das Nações.